quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ok, eu desisto: Deus existe...


... e tomei uma decisão séria: vou escolher um para adorar!


O problema é justamente decidir qual... porque é tanto deus, mas tanto deus, que a gente fica perdido na hora de escolher!

Sim, gente, é claro que eu estou de sacanagem. Não vou escolher deus algum. Continuo acreditando na inexistência de entidades sobrenaturais e levo minha vida baseado nesta convicção. Neste ponto, sou mais humilde que qualquer crente: admito a possibilidade de estar errado. Religiosos pretensamente oportunistas podem usar isso como trunfo para afirmar que, no fundo no fundo no fundo no fundo no fundo no fundo eu creio em deus, mas eu pessoalmente considero que qualquer coisa tem chance maior que zero de existir ou acontecer, por mais absurda que ela seja – como a existência de algo do qual não existe nenhuma prova ou a mais simples evidência, como deus(es).

Mas se eu fosse levar isso adiante, não seria nada fácil... pra começar, esbarraria nos critérios. Como escolher um deus?

Fazer isso com uma criança deveria ser considerado
crime de abuso infantil e/ou de incapaz.
UM deus!? Isso por si já reduz bastante as opções... nem todas as religiões são monoteístas, como as de origem abraâmica. Aliás, esse negócio de deus único é "novo", do ponto de vista religioso: os sumérios acreditavam em 04 deuses principais (An, Ki, Enlil e Enki) e em uma infinidade de outros; os egípcios acreditavam em uma família de deuses (capitaneada por Rá, pai de Shu, Geb, Tefnet e Nut, que depois originaram Seth, Osíris, Ísis e Neftis, sem contar os famosos Anúbis e Hórus); para os gregos havia um panteão com 15 deuses superiores (os mais conhecidos eram Zeus, Hades, Poseidon, Ares, Atena, Afrodite, Apolo e Ártemis) e inúmeras outras figuras mitológicas; os nórdicos acreditavam em mais de 50 deuses; e no hinduísmo existem (pasme!) 330 milhões (MILHÕES!) de deuses  embora extra-oficialmente possa chegar a até 01 bilhão (BILHÃO!) pois, como disse Sri Ramakrishna, um santo hindu do século XIX, "na Índia existem tantos deuses quanto o número de devotos". Então fodeu-se... é bom nem começar por nenhuma crença politeísta então!

O próprio cristianismo se contradiz o tempo todo com relação a isso. A Bíblia tem um mooooonte de passagens em que, ora afirma existir apenas 01 deus (Deuteronômio 4:35 e 4:39, 6:4 e 32:39; Isaías 43:10, 44:8, 45:5-6 e 46:9; Marcos 12:29 e 12:32; João 17:3 e 1 Corinthios 8:6), ora  dá o braço a torcer e admite que existem vários deuses (Gênesis 1:26, 3:22 e 11:7; Êxodo 12:12, 15:11, 18:11, 20:3, 22:20, 23:13, 23:24, 23:32 e 34:14; Números 33:4; Juízes 11:24, 1 Samuel 6:5 e 28:13; Salmos 82:1, 82:6, 86:8, 96:4, 97:7 e 136:2; Jeremias 1:16 e 10:11; Sofonias 2:11, João 10:33-34 e 1 João 5:7). Que zona!

Na verdade tem mais passagens dizendo que há vários deuses... o cristianismo então deveria ser considerado, não como monoteísta, mas sim henoteísta (admite a existência de outros deuses, mas venera apenas um, o "superior").

Além do mais, religiões monoteístas são muito pobres, exatamente pela falta de variedade. Basta comparar a cultura cristã com a egípcia, grega ou hindu: enquanto a primeira só tem um deus (geralmente apresentado, ou com cara de bobo, ou completamente ensanguentado), as outras têm um monte de personagens legais, com deuses, semi-deuses, heróis, criaturas mitológicas e etc. Você vai ver vários desses deuses enquanto lê este artigo.
Inclusive, no quesito simpatia, os deuses hindus ganham de goleada: estão sempre, SEMPRE, sorrindo. Suas figuras realmente parecem transmitir tranquilidade.

Aliás, qualquer pessoa que diga acreditar em um deus único, como todos os adeptos das religiões abraâmicas é, na verdade, mais de 99% ateu, uma vez que não acredita em nenhum outro dos milhões e milhões de deuses que existem nas outras milhares de religiões mundo afora.

Esquece! Isso tá me confundindo! Talvez eu consiga escolher razoavelmente um deus se for pelo numerário de fiéis de cada um. Se for assim então é Javé, o deus cristão, quem ganha: 2,2 bilhões de pessoas acham que lhe devem obediência, ou nada menos que 31% da humanidade! Mas se eu não for com a cara de sonso dele (e vamos combinar, ele tem mesmo), posso tentar Alá, o deus muçulmano: 1,65 bilhão de doidos batem ponto pra ele, algo como 23% da população mundial. Todavia, se seu turbante e rosto tomado pela barba também não for do meu agrado... eu volto a ser ateu! Você sabia que o grupo dos que não tem religião oficial já é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para as duas religiões já citadas? Já somos 1,1 bilhão de pessoas que não se deixam levar por essas lendas, ou quase 16% de todas as pessoas do mundo. Hihihi...
É claro que não ter uma religião oficial não significa necessariamente ser ateu... eu mesmo conheço várias pessoas que tem a sua própria crença em alguma coisa (geralmente em Jesus) e que se dizem não-cristãs. Também já ouvi gente falando que "não tem religião, mas segue os ensinamentos da Bíblia"... é de uma coerência admirável!

Ops, mas não! Eu não quero ser ateu! Vou continuar tentando achar um deus que combine comigo. Bora procurar outro parâmetro para decidir.

"Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida"
(Anatole France)

Já sei! Lendo seus livros sagrados, oras! Eles com certeza me convencerão! Se pegar a Bíblia, além daquela história totalmente maluca de um deus onipotente e onisciente que cria um negócio que dá errado logo de cara ainda vou, de quebra, ler que existe um só deus, criador de tudo que existe e sempre misericordioso, ao qual devemos obediência e subserviência, praticando o culto e observando a conduta correta que ele prescreveMas também vou encontrar um montão de massacres, genocídios e apologias à pedofilia, estupro e escravidão, além de ódios contra grupos específicos, como crianças, mulheres e homossexuais.

  • Ezequiel 5:10-17 - portanto os pais comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus pais; e executarei em ti juízos, e tudo o que restar de ti, espalharei a todos os ventos. E enviarei sobre vós a fome, e as feras que te desfilharão; e a peste e o sangue passarão por ti; e trarei a espada sobre ti. Eu, o SENHOR, falei.
  • Salmos 137:9 - feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras 
  • Romanos 1:31 - são insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. (sobre os homossexuais)
  • Lucas 19:27 - quanto aos que me odeiam, e que não me quiseram por rei, trazei-os e massacrai-os na minha presença.
  • Deuteronômio 22:13-21 - então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.

As hemorróidas de ouro... uma das histórias mais escrotas e sem
pé nem cabeça da Bíblia Sagrada.
Tem muitas outras, pode dar uma olhadinha aqui. Seja como for, hemorróidas de ouro (1 Samuel 5:6-12 e 6:4), cobras e jumentas falantes (Gênesis 3:4-5 e Números 22:28-29-30), comer os próprios filhos (Levíticos 26:29), matar mulheres que não são virgens ao casar (Deuteronômio 22:13-21), um velho de 600 anos que constrói uma arca para 20 milhões de animais (Gênesis 6 e 7)... ah cara, não rola! É demais pra mim! Mesmo tentando ser razoável, simplesmente não dá! É muita baboseira!

Se abrir o Alcorão, bem... vou ler que existe um só deus, criador de tudo que existe e sempre misericordioso, ao qual devemos obediência e subserviência, praticando o culto e observando a conduta correta que ele prescreve... eu não tô repetindo!  É a mesma coisa na Bíblia! O fato é que alguém plagiou a parada aí.

Mas vamos continuar lendo o livro islâmico:

  • Surata 2,191 - matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os.
  • Surata 5,33 - o castigo, para aqueles que lutam contra Deus e contra o Seu Mensageiro e semeiam a corrupção na terra, é que sejam mortos, ou crucificados, ou lhes seja decepada a mão e o pé opostos, ou banidos. Tal será, para eles, um aviltamento nesse mundo e, no outro, sofrerão um severo castigo.
  • Surata 9,5 - mas quanto os meses sagrados houverem transcorrido, matai os idólatras, onde quer que os acheis; capturai-os, acossai-os e espreitai-os.
  • Surata 9,89 - anseiam que renegueis, como renegaram eles, para que sejais todos iguais. Não tomeis a nenhum deles por confidente, até que tenham migrado pela causa de Deus. Porém, se se rebelarem, capturai-os então, matai-os, onde quer que os acheis, e não tomeis a nenhum deles por confidente nem por socorredor.

Tá doido!? Javé, Alá... esse pessoal gosta de matar, credo!

Arjuna e Krishna: personagens centrais do Bhagavad-Gita.
Mas vamos deixar de lado o cristianismo e o islamismo e tentar religiões diferentes. Afinal elas também devem ser averiguadas em minha incessante busca por deus. Vou ver outro livro de alguma religião grande.

O Bhagavad-Gita, por exemplo... jóia da religião hindu, que tem 800 milhões de seguidores! É gente pacas – na verdade, a 03ª maior religião do planeta.
O livro já começa no meio de uma guerra (orra!), com um guerreiro (Arjuna) recebendo instruções de deus (no caso, Krishna) para combater os próprios irmãos, que estão do outro lado da Batalha de Kuruksetra. Ai ai, mais pancadaria... não importa que os hindus digam "você não está interpretando corretamente, Krishna está ensinando Arjuna a combater seus demônios interiores e indecisões pessoais" (exatamente como os adeptos da Bíblia e/ou do Alcorão se defendem).


Todos vão dizer, "é tudo mal interpretado por quem não está familiarizado com os textos sagrados"... não, pessoal. Não caiam nessa. Trechos como matar uma pessoa significam sempre tirar a vida de alguém em qualquer língua e situação, e se escreveram matar uma pessoa com "a intenção de" significar qualquer outra coisa, fizeram merda. E fizeram bem feita.

Aliás, uma coisa muito curiosa a respeito dos textos religiosos é a ambiguidade com que devem ser lidos: se é uma mensagem de amor, paz e harmonia deve ser lida no sentido literal, direto; se for uma passagem encharcada de sangue e cheia de crianças mortas, aí é tuuuudo figurado e tem de ser "interpretado"...

Ainda com relação aos livros sagrados, eles se empenham em oferecer um tratamento bem diferenciado com relação aos gêneros sexuais. Ainda tomando como exemplo o hinduísmo:

  • Brahma Purana 80,75 - a maior tarefa da mulher é imolar-se depois de seu marido.
  • Dharmaśāstra XXV-14 - se o marido morrer, a viúva deve observar o celibato ou ser empurrada na pira crematória junto, para que seja queimada viva, junto aos restos de seu marido morto. Assim alcançará o paraíso e lá repousará por 35 milhões de anos.

Essas "lindíssimas" passagens fazem referência ao sati, que é o ato da viúva ter de obrigatoriamente morrer junto com o marido, ou queimada viva, ou enterrada viva. Apesar de hoje esta prática ser proibida, o hinduísmo ainda prevê que a posição social da mulher é sempre subordinada ao homem: se solteira, fica sob a autoridade do pai; se casada, sob a do marido; e se viúva, sob a do filho mais velho! Do filho! Ah, e não tem direito ao divórcio. E isso continua valendo até hoje.

Eva, Dalilah e Salomé: as mulheres sempre retratadas como vilãs e enganadoras de "ingênuos e puros" homens.

E não pense que o cristianismo é menos pior não! A Bíblia deixa bem claro, em várias de suas lendas, que a mulher é sempre vilã. Lá no comecinho, foi Eva quem começou a merda toda introduzindo o pecado, a desgraça e a morte ao mundo; depois o grande herói Sansão é traído por sua amada (e tremenda filha da puta) Dalila; mais adiante, são João Batista é decapitado porque Salomé pediu sua cabeça em uma bandeja de prata... em vários trechos, o livro é contundente em afirmar que mulher é uma criatura burra, aliada de Satã, que só serve para fazer o homem cair em tentação (muito convenientemente) e que deve ser sempre subserviente ao marido  que é sempre o inocente enganado da história. Os santos cristãos também ratificam essa misoginia da Bíblia. São Odilon de Cluny disse que "abraçar uma mulher é como abraçar um saco de cocô". E é considerado santo...

Alguns dos muitos deuses gregos: o todo-poderoso Zeus, Ares, Poseidon, Hades, Afrodite e Perséfone

Bom, não vai dar pra me apegar muito aos livros... não vou conseguir ler a Bíblia cristã, a Torá judaica, o Alcorão muçulmano, o Baghavad-Gita hindu, o Livro dos Espíritos espírita, o Tipitaka budista, o Kojiki xintoísta, o Zend Avesta zoroastrista, o Guru Granth Sahib sikhista, o Tao Te Ching taoísta, o Kitáb-i-Aqdas bahaísta, o Tattvartha Sutra jainista, o Livro das Sombras wicca, o Kebra Negast rastafari... é muita coisa! Além do mais, várias religiões não têm livros também (caso do Confucionismo), então talvez a literatura oficial não seja um bom pré-requisito para começar...

Deuses da mitologia nórdica: Odin, Thor (sim, ele mesmo), Heimdall, Freÿa, Loki e Hel.

Alguns vão me contestar nos comentários abaixo da postagem, alegando que o Espiritismo e o Confucionismo não são religiões, mas "doutrinas"... tá, tá. Na verdade o Confucionismo é triplamente curioso: não tem livro sagrado, não acredita em deus e confia na educação como o grande trampolim para o real crescimento de uma pessoa. Parece ser excelente! Mas eu quero acreditar em um deus... além do mais, se é para me manter íntegro e sem acreditar em bobagens, prefiro continuar ateu e autêntico como já sou.

Bom, de qualquer forma, tô fora... esses livros não me convenceram.

Já estou começando a desanimar...

Se os livros sagrados não estão ajudando muito em minha decisão  não tenho nada contra gays e gosto MUITO de mulher  quem sabe se eu os deixar de lado e olhar a parte mais prática, o histórico das igrejas oficiais?

Anúbis, Osíris, Ísis, Seth, Hórus e Sobek são alguns dos incríveis (e visualmente muito legais) deuses egípcios.

Pensando bem, acho que aí a coisa vai ficar ainda mais difícil... se for dar uma olhada na Igreja Católica, vou encontrar bastante semelhança com os textos bíblicos, ou seja: infanticídios, pilhagens, estupros, invasões e massacres. Na Idade Média, talvez o mais cruel e bárbaro período da história da humanidade, a Igreja Católica dominou a Europa numa época que ficou muito apropriadamente conhecida como a Idade das Trevas.
Se for pelo islamismo é um pouco mais complicado ainda, porque eles não têm uma representação oficial única, mas ainda assim, dando aquela perscrutada, vou encontrar infanticídios, pilhagens, estupros, invasões e massacres... cara, que coincidência!

"Missionários em um mundo pagão
Proliferando ódio e destruição
Nos quatro cantos da Terra
A morte, a discórdia, a ganância e a guerra"
(Uns e Outros - Carta aos Missionários)

Brahma, Vishnu, Sheeva, Kali, Ganesh e Varahi são alguns dos deuses previstos no hinduísmo.

Mas espere, vamos esquecer o passado e nos concentrar apenas no que ambas fazem atualmente, afinal de contas todo mundo erra, os tempos mudam e as ideologias também.
Vamos então dar uma olhada no que a Santa Sé anda fazendo ultimamente. Ahmm, deixa ver aqui... pedofilia, proibição a métodos contraceptivos, impedimentos ao progresso da humanidade...
Pô, tá foda, deixa eu tentar o Islã: 
homens-bomba, carros-bomba, aviões-bomba e, às vezes, até bomba-bomba mesmo, fora decapitação de infiéis, apedrejamento de adúlteras e/ou homossexuais e morte para quem quer que desenhe o profeta deles  vixe, eu já fiz isso!
Quem sabe o espiritismo! Shows de luzes coloridas em salas escuras, "ectoplasma" feito com bandagens de gaze saindo da boca de pessoas em fotos preto e brancas... Hummmm, não sou muito adepto dessas coisas, melhor adotar outro critério.

Já estou começando a ficar de saco cheio...

CUIDADO COM O VÍDEO ABAIXO. É de uma violência sem igual e todo esforço global deve ser feito para que isso acabe de uma vez por todas e para sempre. Sem esse papo de "respeite a cultura dos outros", por favor... isso é mais que desumano, é bestial.


Até hoje, em pleno Séc. XXI, em países dominados pela Sharia, a lei islâmica, mulheres adúlteras e/ou homossexuais são enterrados até o pescoço e "lapidados" (nome mais bonitinho para apedrejamento). Aliás, com relação a essa monstruosidade, existem regras bem específicas: as pedras usadas não podem ser grandes demais, para não causar morte imediata, nem pequenas demais de forma que não causem danos. A intenção é prolongar o sofrimento, e de fato a lapidação é uma das mortes mais horrorosas e indizivelmente cruéis já inventadas pelo homem... por causa da religião.

Embora seja fato que o Alcorão não mencione essa insanidade como pena, ela está prevista na Sharia para punir o adultério e o homossexualimo  E NÃO É FATO ISOLADO: ela é amplamente usada nos países muçulmanos e há tentativas de implantá-las em comunidades islâmicas de países historicamente democráticos, como França, Inglaterra e Alemanha.

"As mulheres ainda sentirão orgulho por jamais terem contribuído
com uma única linha sequer na redação da Bíblia"
(George W. Foote)

Já dei uma palhinha de como uma mulher é tratada com relação à religião hindu, mas a verdade é que a vida das mulheres indianas é muito mais terrível do que o pior dos infernos imagináveis (olha mais aqui).

As surras também podem ser livremente aplicadas caso elas não
estejam usando corretamente a burca - que, convenhamos, parece
mais um enorme saco de lixo. E como deve fazer calor embaixo
dessa desgraça!
Mas não são só elas não... TODAS as grandes religiões do mundo tratam mulheres como lixo, não apenas em suas "sagradas" escrituras como também na vida real. Voltando ao islamismo, nele elas são proibidas de trabalhar fora de casa, e sequer podem sair à rua sem a companhia de algum homem da família. Estudar também está totalmente fora de cogitação (vide o que aconteceu com a linda e corajosa menininha Malala Yousafzai), e elas são obrigadas a usar a burca ou o niqab, roupas medonhas que lhes cobrem completamente o corpo inteiro, sem deixar trespassar 01 único e miserável centímetro, mesmo que seja do insípido e sem graça dedão do pé (sob o risco de serem chicoteadas em público caso seus calcanhares estejam visíveis), e viver totalmente submissas às ordens, caprichos e espancamentos de seus maridos, fora o fato de não terem liberdade alguma para escolherem com quem vão se casar  se se negam a fazê-lo, são violentamente espancadas pelo recusado e por sua própria família. A vida de uma muçulmana é tão horrorosa quanto a de uma hindu, pode conferir aqui.

A coisa mais ilógica que pode existir é uma mulher religiosa, a não ser que ela seja extremamente masoquista.
Aliás, você nunca percebeu que, nas religiões monoteístas, deus é sempre homem, e nas politeístas o mais deus poderoso também é sempre homem?

Eu até poderia entrar para a cientologia, a religião dos astros de Holywood que acredita em extraterrestres, mas não ia dar logo de cara... não tenho o$$$$$ requisito$$$$$ necessários para isso.

Ah sei lá! Já tô ficando puto com essa história! Retorno à dúvida original: como escolher um deus!?

Posso também escolher um deus por seu visual... sim, é um critério meio parco, mas ainda assim pode ser considerado. E opções é o que não faltam: deuses com cara de bobos (Javé e seu avatar, Jesus), fortões e com cara de malvados (Zeus) ou completamente esquisitos, com pele azul e múltiplos braços (Sheeva, Vishnu e seu avatar Krishna) ou parecendo fusões de vários animais como um ornitorrinco (casos de Ganesh, Varahi e Hórus).
E hoje em dia com a internet, as imagens dos deuses foram modernizadas, ganharam um upgrade legal, deixando-os quase parecidos com super-heróis. Tudo para atrair os jovens de um mundo cada vez mais secular. E eu tenho que admitir... tem imagens legais pacas de vários deles! Você  já viu várias ilustrando esta postagem.


Mas acho que acabei de pensar num critério definitivo. Vamos tentar escolher um deus  não apenas por seus livros, ou pelo histórico, ou pela atualidade nem pelo visual, mas principalmente por sua originalidade, afinal de plágio já bastam os medíocres e vergonhosos sucessos do Latino.

Aliás, isso abre uma brecha legal para outra boa discussão: o mito da originalidade cristã.

Você acha realmente que a Bíblia é um livro escrito por "homens inspirados por deus"? Vamos dar essa colher de chá e aceitar que SIM, que homens imbuídos do espírito santo escreveram todos os 72 livros que compõem a Bíblia. Se for  veja bem, não estou negando  deus é um tremendo plagiador! São inúmeras as referências a outras religiões mais antigas contidas na Bíblia e nos costumes e rituais cristãos.
E não, não estou falando de Zeitgeist não. Embora ele exagere um pouco, muito do que está lá é verdadeiro, não importa se você acredita ou não. 
Mas é MUITA coisa para acrescentar neste artigo, que já está monstruoso demais. O onisciente Google pode ajudá-lo, e eu vou deixar alguns links lá embaixo, no final.

"A religião de uma época é o entretenimento literário da época seguinte"
(Ralph W. Emerson)

Resumidamente, aqui está quase toda a simbologia
do Natal: os três reis (Três Marias) seguindo a estrela
guia (Sirius) em direção ao salvador (Sol), conforme
o original persa do mitraísmo.
Mas vamos só falar um pouquinho do Natal... tirando de lado todo aquele papo chato (mas real) de que a data virou uma festa comercial, consumista, capitalista e blá-blá-blá, a maioria gigantescamente grande das pessoas sequer sabem o que ela realmente significa. De novo, uma rápida consulta ao todo-poderoso Google pode lhe tirar essas dúvidas. Mas Natal não é a data correta do nascimento de Jesus, Papai Noel é inspirado em São Nicolau de Mira, decorar a árvore de natal é coisa originalmente criada pelos devotos romanos de Saturno (originalmente Cronos para os gregos), guirlandinhas na porta de casa é uma tradição wicca, dar presentinhos foi copiado dos adoradores dos deuses nórdicos Odin e Thor e celebrar o Natal propriamente dito era, na verdade, um hábito dos seguidores de Mithra, para comemorar o nascimento do sol exatamente em 25 de dezembro, dia do máximo solstício de inverno.
Resumo da ópera: o Natal é totalmente (e descaradamente) copiado inspirado em festas das mesmas religiões pagãs às quais os cristãos tanto se esmeram em criticar e combater.

Concílio de Nicéia: e assim nasceu
a fé cristã.
Não apenas o Natal, mas praticamente toda a suposta originalidade da história da mitologia cristã cai por terra quando vemos que, muitos séculos antes, outros mitos tiveram exatamente a mesma história. Tudo então não passa de uma cópia, ardilosamente engendrada e manipulada através dos séculos.
Na verdade, a fé cristã atual não prosperou pra valer a partir de seu conjunto original (no sentido de inicial) de lendas, mas sim com o Concílio de Nicéia no ano 325. Neste evento da Igreja Católica, a Bíblia foi toda manipulada, cortada e (re)editada, decidindo-se quais textos seriam e quais não seriam incorporados à edição final, e assim um montão de textos até legais foram deixados de lado, como os evangelhos de Maria Madalena, de Judas e o meu preferido, o de Enoque.

Nascimento de Jesus... ah vá! Pára, ô!

A Trimurti hindú.
Aliás, a própria Santíssima Trindade cristã (aquela do pai, filho e espírito santo) é copiada de outras religiões! No  Egito antigo havia Osíris, Ísis e Hórus; na Babilônia havia Ea, Ishtar e Tammuz; no hinduísmo há a Trimurti, composta por Brahma, Sheeva e Vishnu. A idéia de um grupo supremo de divindades é uma característica bastante comum em diversas religiões. E todas essas crenças são bem mais antigas que o cristianismo, que acolheu este e todos os outros dogmas já vistos em seu próprio conjunto de lendas, numa espécie de herança justamente daquelas crenças que ele julga como pagãs. Um colossal contrassenso. A única diferença é que, enquanto nas outras a trindade representa três deuses distintos de facto, no cristianismo (como religião politeísta que é) ela, na verdade, é formada por três partes que formam o mesmo deus.

E tem mais! Em muitas destas mesmas religiões pagãs havia uma forte representação feminina: no Egito era Ísis; na China e no Tibete era Deipara; na Grécia era Héstia; na Suméria era Semiramis; em Roma era Juno; e no cristianismo... é Maria. A Juno romana inclusive era sob a forma de uma pomba branca. Novamente, todas essas crenças são séculos e séculos mais velhas que o cristianismo. Por que então, tantas pessoas acreditam nesse ou em qualquer outro besteirol mitológico? Por pura ignorância e desconhecimento, aliados a uma bem construída estratégia de manutenção do status quo perpetrado pela aliança religião / estado.


Ísis com Hórus, Devaki com Krishna, Semiramis com Tammuz e Maria com Jesus. Todas mães do filho de deus. Repare na impressionante semelhança entre as duas últimas.

Eu já vi, tristemente, alunos MEUS (o que me deixa mais triste ainda) fazendo questionamentos simples, patéticos, como: "se deus não existe, porque a contagem do tempo começou depois do nascimento de Jesus?" ou então "se o homem veio do macaco, por que ainda existe macaco?" Coisas banalmente simples, que se eles não ouvem na escola  e eu falo sempre  até a Wikipedia pode responder, mas que é de uma ignorância tão principiante, tão magistral, que realmente às vezes me deixa sem ter como contra-argumentar. Por puro desânimo.

"Nunca perca seu tempo discutindo com pessoas ignorantes, certamente você perderá a discussão perante alguém que já tem diploma em falta de educação e na prática constante da ignorância"
(Roger Stankewski)

Alguns vão argumentar (se é que pode-se chamar qualquer coisa baseada na Bíblia de argumento): "Mas só ele nasceu de uma virgem"! Esquece...

Rah, Krishna, Hórus, Dionisius, Mithra, Antiope, Attis, Lao-Tzu, Huitzilopochtli, Zoroastro, Perseu, Hermes, Tammuz, Karna e Jesus. Todos esses (e mais um montão de outros) também nasceram de mães "puras" – e a grande maioria também no dia 25 de dezembro anunciado por uma estrela ao leste. Além disso, tinham pai carpinteiro, eram crianças prodígio aos 12 anos, operaram inúmeros milagres, começaram a pregar aos 30 anos, tiveram 12 discípulos, foram traídos, morreram crucificados, foram sepultados em uma gruta e ressuscitaram depois de 03 dias... não acha que é coincidência demais não !!? Ah sim, e TODOS eles são mais antigos que Jesus... então, quem você acha que copiou quem no fim das contas? ;)

Moral da história: vocês viram que eu tentei! Mas não encontrei nenhum deus que me agradasse. Por nenhum dos parâmetros pesquisados consegui achar algo realmente digno da minha confiança e fé. É uma coisa mais estúpida, desconexa e sem sentido que a outra. É por essas e outras que às vezes eu tenho vontade de fazer igual ao Hulk com relação a deuses...



Foi legal fazer pesquisas para escrever este artigo porque li diversos sites religiosos, e o interessante é que um desce o cacete no outro. Divertidíssimo!

E aqui vai a famosa listinha de links!


Clark Kent e Jesus Cristo.
E falando em super-heróis... ninguém aí nunca percebeu que a história do Super-Homem é igualzinha a de Jesus? Um casal humilde e extremamente bondoso, que não conseguia ter filhos, vê um clarão no céu e encontra uma criança que decidem adotar como sendo sua, como um presente vindo do céu. Com o passar do tempo essa criança se mostra bastante especial, demonstrando possuir super-poderes. Passa a vida salvando o mundo de inúmeros perigos e enchendo as pessoas de esperança. Em determinado momento, morre salvando a humanidade do caos em uma luta contra um inimigo formidável, mas ressuscita pouco tempo depois, renovando sua esperança e fé. Impossível você não ter percebido a semelhança. Então Superman é Jesus!? Não, é apenas um plágio dele – que por sua vez também é um plágio, de Mithra, Horus, Krishna, Eleazar, Lao-Tzu, Ananda, Asclepius, Attis, Rah, Dionisius, Tammuz, Karna, Antiope, Attis, Melanippe, Zeus, Huitzilopochtli, Zoroastro, Hermes, Perseu...

É, vocês viram que eu tentei mas... desisto.
Vou continuar ateu. :D


Até o papai Noel ficou confuso depois dessa...

79 comentários:

  1. A informação sobre o numero de ateus não confere. Pelo que me informei seria algo proximo de 3%, não mas que isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas onde eu me referi a ateus?
      Eu falei dos que se declaram SEM RELIGIÃO OFICIAL.

      Excluir
  2. Também tenho essas questões dentro de mim. Adorei o blog! Continuarei acompanhando. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. olha man no dia em vc quizer mesmo saber quem e deus mesmo va pra uma igreja não no sentido de criticas mais querendo sabe o sentido de sua vida,vc vai ver algo maravilhoso em sua vida......... kkkkkkkkkkkk quem sou eu ? sou um ex bruxo,canobrezeiro,gotico, ex paã mais busquei resposta é achei espero que vc um dia achei pois realmente deus é amor mais também é justiça quantas coisas orendas o homen faz de ruim em pra tudo nessa vida ou todas as coisas tem ação é reação,blz fica na paz. deus é deus sem me ou comigo ele continuara a mesma coisa.........eu sou a apenas servo criatura sem pode algum deus é todo poderoso jamais uma criatura dever se voltA CONTRA SEU CRIADO A NÃO SER QUE VC É DAQUELES QUE BATE EM SUA MÃE OU SE REVOLTA COM ELA EM ??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é só um coitado retardado que se meteu em todo tipo de crença pra suprir suas carências de adolescente punheteiro.

      Excluir
    2. Vc é só um coitado retardado que se meteu em todo tipo de crença pra suprir suas carências de adolescente punheteiro e ignorante(eu não entendi nem metade doque esse débil mental escreveu).

      Excluir
    3. É engraçado como os religiosos ficam ofendidos de darmos nossa opinião. Aqui nada mais é dito além da verdade que achamos ser. O cristianismo sim foi criado com bases nas religiões pagãs. É fato. E a estória de jesus já era contada hà 3.500 anos antes dele nascer, só que eram outros personagens. Nós, nossos pais, avós, bisavós....nascemos ouvindo que deus é o motivo de tudo blá blá blá, logo existe uma lavagem cerebral e até entendo quem fica nervoso ao ler tal assunto. Mas elas não querem abrir a mente um pouco e procurar a verdade por medo de perder a segurança de um protetor ilusório. Pena.

      Excluir
    4. não nos sentimos ofendidos com as opiniões contra nós, religiosos.. Porém sentimos dó de vocês por não conhecer a melhor coisa da vida, O amor de Deus, espero realmente que um dia vocês possam sentir a presença de Deus. Sim, de um UNICO Deus ! O unico que pode nos trazer felicidade. Não podemos ver Deus, mas podemos o senti-lo! é uma sensação inesplicavel, nunca, ninguém viu Deus, porém, podemos sentir e ouvir a voz de Deus, mas não é uma voz que ouvimos com os nossos ouvidos e sim uma voz que fala com nossos corações! Não busquem a Deus em troca de alguma coisa! Não busque a Deus em troca de vê-lo! Creia em Deus pela fé! Vou orar por vocês!

      Excluir
    5. Anônimo, vc é que é um coitado, incrédulo e existe um lugar pra vc se continuar com seus pensamentos egoísta , resumindo o mundo apenas nos seus achismo sem nexo..tu se acha inteligente né.... continuei assim........

      Excluir
    6. Pessoal, mas que implicância, deixa a turma dos amigos invisíveis em paz, depois eles tomam aldol e ficam bem...por um tempo. Depois toma de novo.

      Excluir
    7. Pessoal, mas que implicância, deixa a turma dos amigos invisíveis em paz, depois eles tomam aldol e ficam bem...por um tempo. Depois toma de novo.

      Excluir
  4. precisamos mais do que tudo isso. é o começo. mas precisa de completar sua pequisa. pois tudo esta meio misturado, e verás que pode continuar sem Deus e ser Ateu, com este mundo de grande confusão. mas podemos com seus pensamentos e ideais, fazermos algo para mostrar as pessoas como e não como entender tudo isso. vamos nesta. procure A Sociedade Alternativa em Goiânia, digitando o mesmo nome tudo junto, e acrescento ponto com ponto br . e venha me ajudar e vamos ser mais objetivo e fácil. basta querer.

    ResponderExcluir
  5. bem... se vamos falar de tudo que é religião, então pq não falar das melhorzinhas? ja ouviu falar dos Sikhs, eles são bem legais

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo texto. pena que alguns caras nao entendam o que vc escreveu. Seu texto é de uma clareza estupenda. So um burro pra nao entender

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto, estou um pouco atrasada na leitura mas gostei muito! Não sou ateia, mas me identifiquei pra caramba com alguns pontos... eu acredito em Deus, mas não sou religiosa. Após longas reflexões, concluí que religiões são seitas totalmente humanas, e portanto, imperfeitas. Não acredito que há uma forma 'certa' de adorar a Deus, e nem uma religião correta. Pus na minha cabeça que apenas sendo uma pessoa boa, que faz bem aos outros, é por si só suficiente.
    E sabe por que continuo acreditando em Deus? Porque a explicação da ciência não me satisfaz. Eu sempre esbarro na mesma questão: De onde começou tudo? Ok, Big Bang... mas de onde vieram as partículas? Como 'nasceu' o sol e ou outros planetas? E outra, é tudo tão perfeitamente encaixável que parece mesmo obra divina (o nascimento/ gravidez, o sexo homem e mulher, o organismo humano e vegetal, o alimento, a água, e por aí vai...) Enfim, tenho muitos questionamentos que até agora ciência nenhuma consegue me satisfazer, por isso me apego na ideia de Deus! Sem falar em alguns milagres que existem por aí, ainda sem explicação (quem sabe um dia apareça, não duvido de nada).
    Ah, quanto a questão da mulher, eu acho que é apenas um reflexo do pensamento da sociedade machista. Se as religiões são obras humanas, é claro que os elementos que nela estão são retirados da realidade existente... Não discordo que atualmente as religiões ajudam a preservar a mentalidade machista, mas elas não foram as criadoras de tal. Não sei se deu pra entender meu ponto de vista...
    Pra fechar, eu eu busco ligação com Deus através dos meus atos, e não seguindo uma ou outra religião... Mas cada um tem sua opinião, e ninguém é melhor ou mais inteligente por seu ateu ou religioso, isso é sempre bom ressaltar.
    P.S: desculpe qualquer erro, escrevi correndo! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você olha as coisas positivas não encontra origem e coloca deus? isso é o deus das lacunas.
      E você coloca o diabo nas coisas ruins? doenças, misérias, extinção, morte...?
      E de onde veio deus? viu? não tampe o buraco de algo com algo furado
      O nada absoluto nunca existiu, e se vc estudou ciência, sabe que nada se cria tudo se transforma

      Excluir
  8. CARO... DESCULPE, NÃO ME ATIVE AO SEU NOME...
    GOSTARIA DE FAZER ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE ACABEI DE LER. SUA "INTELIGENCIA" O TORNA TÃO IDIOTA QUANTO SEUS MACACOS DE 08 DEDOS.
    SUA FALTA DE "FÉ", O TORNA TÃO MORTO QUANTO SEUS INVERTEBRADOS UNICELULARES EXTINTOS.
    MAS DEVO ADMITIR: VOCÊ TEM UM ÓTIMO SENSO DE HUMOR. MAIS ATÉ DO QUE SUPÕE TER OS RELIGIOSOS.
    PERCEBI TAMBEM QUE EM ALGUNS LAPSOS DE LUCIDEZ, ALGUMAS DE SUAS CONCLUSÕES SÃO DIVINAMENTE INSPIRADAS. 350 MILHOES DE ANOS EM NOVE MESES... A EVOLUÇÃO DO HOMEM NO TEMPO QUE MEU DEUS QUER E NÃO COMO VOCE PRETENCIOSAMENTE ESPERA QUE SEJA!MAS TAMBÉM ALGUNS ABSURDOS PUDE CONSTATAR. COMO POR EXEMPLO, ALGUMA COISA COMO: E ELES TIVERAM A NECESSIDADE E DESENVOLVERAM ÓRGÃOS E MEMBROS ESSENCIAIS Á SUA SOBREVIVENCIA. PORQUE É TÃO DIFÍCIL PRA VOCÊ ENTENDER ISSO? A PERFEITA HARMONIA DA CRIAÇÃO TEM DE PASSAR POR DEUS! E A QUEM VOCE CHAMA DE RIDÍCULOS PASTORES DA ERA DO BRONZE, PODERIAM SIM, NÃO TEREM A SUA ELOQUENCIA, POR ISSO ESCREVERAM AS COISAS SOBRE A CRIAÇÃO DA MANEIRA COM ENTENDIAM E PUDESSEM SE FAZER ENTENDER!
    ESTÁ ME ENTENDENDO? PROVAVELMENTE SIM... OU NÃO... ESTOU SENDO SIMPLES DEMAIS? TALVEZ EU TENHA HERDADO ESTA CARACTERÍSTICA DE ALGUM ANCESTRAL...ah, desculpe-me me identificar como anônimo.. não tenho uma conta no google. meu nome é Amandio. amandion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. VOCE TEM CARTEIRA DE MOTORISTA?
    SE TIVER PODE ENTENDER PERFEITAMENTE A RELAÇÃO QUE FAÇO ENTRE ELA E A RELIGIÃO.
    SE NÃO TEM AINDA, VAI TER, SE QUISER;
    QUANDO SE DECIDIR TER, VAI PROCURAR O ÓRGÃO COMPETENTE;
    AO ACEITAR AS CONDIÇÕES, SERÁ SUBMETIDO A TESTES;
    SE SUA PERSEVERANÇA FOR GRANDE, IRÁ INSISTIR OUTRAS VEZES CASO NÃO PASSE NAS PRIMEIRAS PROVAS;
    NO TESTE FINAL, SERÁ AVALIADO PELA SUA MÍNIMA CAPACIDADE;
    RECEBERÁ SUA LICENÇA PROVISÓRIA;
    O TEMPO O CAPACITARÁ E O TORNARÁ MOTORISTA;
    COM MAIS HABILIDADES E EXPERIENCIA, PASSARÁ A TRANGREDIR AS REGRAS QUE TÃO CUIDADOSAMENTE ERAM ANTES OBEDECIDAS;(ISTO TAMBÉM É OPCIONAL)
    OU PODERÁ USAR SUAS HABILIDADES E EXPERIENCIAS PARA SE CANDIDATAR A INSTRUTOR;
    DE ONDE VEM SUA CARTEIRA DE MOTORISTA?
    DO ÓRGÃO QUE VOCE PROCUROU?
    DOS RESULTADOS DOS TESTES QUE FEZ?
    DA SUA CAPACIDADE E HABILIDADE?
    DA SUA EXPERIENCIA?
    OU, DE VERDADE, NUNCA SERÁ UM MOTORISTA COMPLETO?
    desculpe-me identificar-me como anônimo. não tenho uma conta google. meu nome é Amandio. amandion@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz... sua lógica me deu câncer.

      Excluir
    2. procure um médico... seu cérebro talvez não seja o melhor que vc tem, mas pode ser útil algum dia.

      Excluir
    3. Anônimo, parabéns!!! Com esse seu post com algumas linhas, você foi capaz de refutar toda a matéria postada acima!!! ¬¬
      Essa relação da carteira de motorista com religião foi elaborada por uma criança de quantos anos?

      Com tantas evidências, com tatas provas palpáveis, com tantos fatos históricos como as pessoas ainda continuam tão hipnotizadas por essas pragas chamadas religião/deus/deuses?

      Excluir
  10. OLÁ, CARO... CARA , AINDA NÃO CONSEGUI DECORAR SEU NOME!ME DESCULPE... ESTOU PEDINDO DESCULPAS PORQUE REALMENTE A CULPA NÃO É MINHA.. TALVEZ SEJA DA NOTÓRIA E MAGNÍFICA IDEIA DE SE DAR APELIDOS ÀS PESSOAS.
    BOM, PRIMEIRO QUERO QUE ME RESPONDA UMA COISA... SIMPLES... VOCE JÁ VIU UM RELIGIOSO DEBOCHANDO DE UM ATEU?... NÃO VENHA ME DIZER QUE NÃO HÁ O QUE DEBOCHAR PORQUE O ATEU TEM ARGUMENTOS PARA TUDO. JÁ VIU UM CATÓLICO DEBOCHAR DE UM ATEU? CARA.. EU LI TODO O SEU TEXTO. DUAS VEZES... TENTANDO ACHAR ALGUMA COISA QUE ME FAÇA PENSAR QUE VC ESTEJA QUERENDO VERDADEIRAMENTE CONVENCER ALGUÉM QUE DEUS NÃO EXISTE. NÃO ACHEI.. NÃO ESPERE QUE LEREI A TERCEIRA VEZ. ME DESCULPE. SEU TEXTO É ABUSIVO, PREPOTENTE, DISCRIMINATÓRIO, PRECONCEITUOSO, ARROGANTE, INTOLERANTE E INCITATIVO.
    SOU CATÓLICO. DESTE MODO CONVIDO A VOCÊ A ENTRAR EM UMA IGREJINHA QUALQUER, À SUA ESCOLHA, UMA CAPELINHA NO INTERIOR DO PIAUÍ, OU EM UMA LUXUOSA CATEDRAL, NO VATICANO. SÃO PEDRO É UMA BOA. COMO LI SEU TEXTO DUAS VEZES, VÁ DUAS VEZES. PODE SER UMA VEZ POR ANO. NA MESMA DATA. VÁ, DE PREFERENCIA NO ÚNICO DIA DO ANO EM QUE NÃO É CELEBRADA UMA MISSA. NA SEXTA FEIRA DA PAIXÃO. NÃO PRECISA IR PELA SUA FÉ ( NÃO TEM MESMO ) VÁ PELA HISTÓRIA. VÁ PELOS HISTORIADORES QUE CONCORDAM QUE ALGUMA COISA ACONTECEU NAQUELAS TERRAS DESERTICAS A DOIS MIL ANOS ATRÁS. VÁ... OUÇA AS ORAÇÕES QUE SE FAZ, INCLUSIVE POR VOCÊ, ATEU. CARA... VOCÊ TEM O DIREITO DE PENSAR O QUE QUISER. DEUS TE FEZ LIVRE. A LIBERDADE É UMA COISA BOA. PESSOAS INSENSATAS NÃO SABEM UTILIZÁ-LA. MAS VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE OFENDER NINGUÉM, NEM AOS QUAIS VOCE NÃO CONCORDA.OLHA PRA ESSE QUARTO DE GLOBO NO FUNDO. E FAÇA SUA PERGUNTA, QUE TE INCOMODA TANTO...MAS FAÇA A PERGUNTA CERTA... NÃO É NECESSÁRIO SABER O QUE É A VIDA? ... TENTE DESCOBRIR PORQUE A VIDA? QUAL O MOTIVO DA VIDA? UNIVERSOS CÍCLICOS, TEMPORAIS, PARALELOS, ETERNOS, EM EXPANSÃO, EM CAOS, NÃO VÃO DAR RESPOSTAS A ESTA PERGUNTA. ME DÊ UMA RAZÃO PARA ACREDITAR NO ACASO.( QUE NÃO VENHA DE INSULTOS ).CONTINUE OLHANDO PARA O QUARTO DE GLOBO. A METADE DA ESQUERDA É ILUMINADA PELO HOMEM. QUE LINDAS LUZES... AGRADEÇA A UM TAL DE BENJAMIM QUE DESENVOLVEU UMAS IDEIAS MALUCAS DE UNS ANTIGOS GREGOS, FENÍCIOS, ESPARTANOS E MESOPOTÂNIOS.A OUTRA METADE.. BOM A OUTRA METADE É ILUMINADA PELO SOL. NÃO HÁ NINGUEM PARA VOCÊ AGRADECER, NÉ? DEVE SER MESMO MUITO RUIM SE SENTIR SOZINHO... AH, É O SOL VAI APAGAR UM DIA... VAI EXPLODIR, VIRAR UMA ANÃ BRANCA DEPOIS UMA GIGANTE VERMELHA E VAI ENGOLIR A TERRA ( CARAMBA! QUE MALDADE! ), POR QUE VOCÊ TERIA DE AGRADECER A ISTO? O SOL TAMBÉM PROCOCA CANCER DE PELE... OS RAIOS ULTRAVIOLETAS PENETRAM PELOS BURACOS NA CAMADA DE OZÔNIO ( CAMADINHA VAGABUNDA ESTA, NÉ? UMA FUMACINHA A TOA E JÁ TÁ SE ESBURACANDO )AH! O SOL TAMBÉM PODE FAZER A TERRA MUDAR O EIXO... ( SEJA LÁ O QUE FOR ISSO, PARECE SER MUITO RUIM )O SOL ESTÁ DERRETENDO TAMBÉM AS CALOTAS POLARES ( UHHHHH! UMA TERRÍVEL NOVA ERA DO GELO PODE SE ABATER SOBRE A TERRA ) VOCE NÃO TEM O QUE AGRADECER, NÃO É? NÃO TEM A QUEM AGRADECER... QUE TRISTE... continua ..amandio rios - amandion@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tu é um otario as religiões debocham de mais dos ateus com merda de fatos incoerentes. já viu cobra falar pessoas vivendo mais de 200 e muitas outras.

      Excluir
    2. As vezes começo a acreditar que religiosos não pensam. Será que passam o tempo todo lendo a bíblia a ponto de não crescer em inteligência. Mais de 2 mil anos da suposta morte de Jesus, onde ele mesmo afirmou que voltaria naquela geração, e nunca mais, nem ele ou qualquer outra pessoa voltou da morte... Será que nem assim os cristãos conseguem entender que ninguém vai voltar pra salvar eles, mas que sim, são eles mesmos que tem que se salvar e largar essa primitiva forma de agir. Religion should never have existed!!

      Excluir
  11. continuação
    SUAS CRIATURAS UNICELULARES BILIOCENTENÁRIAS NÃO CONCORDAM COM VOCE DESTA VEZ. QUANDO ELAS ESTAVAM SOZINHAS EM ALGUM LUGAR FRIO E ESCURO, LÁ.. BOIANDO NO NADA... SEM NEM UM PROTOLAMBARI PRA CONVERSAR... AH, É.. ELAS NÃO TINHAM BOCA PRA ISSO... NÃO PODIAM VER NENHUM NÚCLEO COM CORDOAMENTO ESPINHAL... AH, É MESMO ELAS NÃO TINHAM OLHOS... NÃO PODIAM NEM PENSAR EM SAIR DAQUELE LUGAR... NÃO TINHAM SEQUER UM CÉREBRO. COMO ELAS TINHAM TANTA VONTADE DE EVOLUIR? TER OLHOS, BOCA, MAXILARES EVOLUIDOS DA TERCEIRA CARTILAGEM DO SEI LÁ O QUE, PRA FINALMENTE DOMINAR A TERRA? ELAS NÃO PENSAVAM, NÃO REZAVAM, NÃO ORAVAM E NEM TINHAM CONSCIENCIA DO QUE SE PASSAVA A SUA VOLTA.VIVIAM ALI NA ÁGUA... DEPOIS DE ZILHOES DE ANOS, COM OLHOS, BOCA E PATAS, EVOLUIDOS DAS NADADEIRAS, FORAM PRA TERRA. É! É! TEM AQUELE BICHO ESTRANHO DE CINCO DEDOS!!! OBRIGADO BICHO ESTRANHO DE CINCO DEDOS! ACHO QUE MINHA MÃE NÃO IA GOSTAR SE EU TIVESSE NASCIDO COM 8 OU 9, OU 17 DEDOS EM CADA MÃO. AÍ.. A EVOLUÇÃO TOMOU FÔLEGO DE VERDADE.. A COISA FOI FICANDO MAIS RÁPIDA. CINCO DEDOS FOI PERFEITO! EU CONSIGO APERTAR ALT CTRL ESC TAB E SPACE SEM PROBLEMAS. QUEM FOI QUE INVENTOU ISSO AQUI?? CARACA!.. OBRIGADO HOMO-SAPIENS! HOMO-SAPIENS.. COMO FOI QUE VC APRENDEU ESTAS COISAS? SENTIU NECESSIDADE DE EVOLUIR? DE ONDE TIROU ESTA IDEIA? DO PRIMO NEANDERTAL? CADÊ ELE? AH, COITADO! EXTINGUIU? E AQUELE METIDO A MACHÃO DO SEU CUNHADO.. O ERECTUS?... AH, COITADO!... MAS TUDO BEM, SAPI! TU É O CARA! SABE DAR VALOR AS TRADIÇÕES! SENTE NA PELE E NAS DECISÕES QUE TOMA, QUE TUDO O QUE FAZ, VEM DAQUELE BICHINHO DE CINCO DEDOS QUE POR SUA VEZ, SAIU DA ÁGUA E VEIO SE FIRMAR AQUI NA TERRA, ONDE COMEÇOU A SUA VIDA INTELIGENTE, E SE FIRMOU E SE FORMOU.. SE MOLDOU CONFORME AS SUAS NECESSIDADES... CRESCEU...PERDEU O RABO... OS PELOS... NÃO ACHO QUE ELE TENHA FEITO TUDO ISSO SOZINHO... NÃO ACREDITO QUE ELE TENHA LIMADO SEUS DENTES NALGUMA PEDRA E CORTADO SEU RABO EM ALGUM PROTOVETERINÁRIO DAS CAVERNAS... NÃO.. NÃO ACREDITO.. QUEM FEZ ISSO? . AH.. SERÁ? FOI VOCE QUEM PENSOU! EU NÃO DISSE NADA! NADICA DE NADA!
    AMANDIO RIOS amandion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. No 7° parágrafo tem um erro: Você diz que religiões politeístas são mais pobres e depois justifica dizendo sobre a variedade das religiões grega, egípcia e hindu, mas o certo é Monoteísta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno... você tinha razão. Erro já corrigido. :)

      Excluir
  13. Nada como fazer sua própria pesquisa e ter sua própria conclusão. Ta no caminho certo minhokka!

    ResponderExcluir
  14. QUE DEUS ( QUEIRAM OU NÃO QUEIRAM QUE EXISTA ) ABENÇOE VOCÊS, CRIADORES, APOIADORES E SIMPATIZANTES DESTE BLOG. O FATO DE EU FALAR COMO UMA CRIANÇA, PODE SER... VC NÃO ME OFENDE COM ISSO. POR ISSO AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO.
    QUANDO ESTIVERMOS, SE ESTIVERMOS, LADO A LADO NO DIA DO JUIZO FINAL, AINDA VOU PEDIR A DEUS POR NÓS. PEDIREI POR MIM MESMO, O PERDÃO POR TER DESISTIDO DE VOCÊ. INFELIZMENTE NÃO SOU COMO AQUELE BOM PASTOR QUE LARGA SUAS 99 OVELHAS E VAI ATRÁS DE UMA ÚNICA. ISSO PRA VC TB DEVE SER O CÚMULO, NÃO É MESMO? TAMBÉM NÃO SOU COMO A MULHER QUE PROCURA UM DRACMA PERDIDO E QUANDO ACHA, DÁ UMA FESTA QUE LHE CUSTARA MAIS DE 100. QUE COISA MAIS ABSURDA ESTA, NÃO? ADEUS, CARO... MINHOCA? É ESTE SEU NOME? MINHOCA? TUDO BEM..MINHOCA... APESAR DE VC NÃO TER SE DADO O LUXO DE FALAR COMIGO SEM ME OFENDER, DE NÃO TER RESPOSTA ALGUMA PARA OS MEUS COMENTÁRIOS ACERCA DA SUA IRREPREENSÍVEL E IMACULADA CONCLUSÃO CIENTÍFICA, QUE CERTAMENTE TRARÁ BENEFÍCIOS INCALCULÁVEIS PARA OS SERES HUMANOS... PEÇO A DEUS, PAI CELESTE, CRIADOR DE TODAS AS COISAS, VISÍVEIS E INVISÍVEIS, QUER QUEIRA OU NÃO, SEU CRIADOR, QUE TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊ E QUANDO O OUVIR CLAMAR PELO SEU PERDÃO, O ATENDA E O ESTENDA SEUS BRAÇOS E O ACOLHA EM SEU REINO. AGRADEÇO A DEUS POR VOCÊ, MINHOCA. SAIBA QUE AINDA ESTA SEMANA, DEUS VAI LHE INCOMODAR. VAI LHE INCOMODAR VAI LHE INCOMODAR. TE FARÁ MARAVILHAS DIANTE DOS OLHOS DE MUITOS. TE FERIRÁ A CARNE E TE FARÁ CAIR DE JOELHOS. NÃO POR CASTIGO OU VINGANÇA, MAS POR AMOR A VOCÊ. NÃO PRECISA SE PREOCUPAR EM RESPONDER A ESTE COMENTÁRIO. NÃO VOU MAIS VISITAR ESTE SEU BLOG.. TENHO MUITO TRABALHO A FAZER. FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem cá... você me manda seis mensagens gigantes, escritas em caixa alta e sem o menor sentido, afirmando que sou tão idiota quanto um macaco de 08 dedos, que sou tão morto quanto os invertebrados extintos, que meu texto é abusivo, prepotente, discriminatório, preconceituoso, arrogante, intolerante, incitativo e que meu cérebro não é a melhor coisa que eu tenho... E VEM ME FALAR DE OFENSA?
      Me dirigi a você uma única vez para falar de sua "incrível" capacidade lógica e você tem a pachorra de falar que fui ofensivo depois de ter escrito tudo aquilo? Enxergue-se.

      Não tenho tempo para perder com você.

      Excluir
  15. Cara, isso deveria ser talhado em pedra e venerado como "O artigo que matou deus(es)!!"
    Seu artigo foi tão bom cara, que estou pensando em adaptá-lo para um vídeo no youtube, claro citando toda a gratificação.
    Você autoriza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, rapaz... mas é claro!
      Me avise quando ficar pronto. :)

      Excluir
  16. Cara, se existe algo perfeito nesse mundo, com certeza é esse texto!

    ResponderExcluir
  17. Cara faça um texto sobre niilismo! Muito bons seus textos!

    ResponderExcluir
  18. Me responde de que bueiro você tirou que o taoismo e o confucionismo são religiões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o confucionismo provavelmente do mesmo bueiro que você ao não ler (ou não querer entender) o que eu escrevi a respeito.
      Com relação ao taoísmo, sim ele é religião SIM.

      Excluir
  19. cara antes de citar a BÍBLIA lei ela todo e não tire só o que a você interessa, porque e fácil criticar, difícil e tentar entender o outro, eu acredito em um DEUS único mais respeito sua escolha e por mais que a minha religião me mostre eu não saio por ai fazendo texto para desmoralizar sua escolha ou qualquer outra escolha, e que muito menos sou perfeita. e pelo que você mesmo afirma em todas essas religiões existem vários deuses e que no topo sempre tem um único deus que se sobressai a todos os demais, então antes de falar sobre qualquer religião saiba o que fala, pois pra mim você pode morrer estudando elas e nunca vai encontrar um ponto final. em temas complexos sempre existira vários pontos de interpretação que acabarão por derrubar sua bela tese como muitos comentaram. mais são só pessoas superficiais no assunto assim como eu. e só há uma diferença entre todos nós, nossa escolha, pois tudo o que você falou eu já ouvi, estudei, interpretei, mas escolhi acreditar e você não. e mais salvação e individual vindo de DEUS ou não.

    ResponderExcluir
  20. Admiro pessoas que tem coragem de expressar seus pensamentos e opiniões de forma a não agredir o opinião das outras! li os comentários acima e percebi que "Religiosos" tem "direito" de xingar, ofender, reprimir sem serem contrariados, mas não podem ser rebatidos pois é falta de liberdade religiosa, mas pessoas que pensão e argumentam com provas e respeito não tem direito a isso. De boa, se realmente existir inferno, prefiro ir pra lá do que aguentar essas pessoas chatas pela eternidade! Sou ateu e, diferente de "religiosos", respeito a opinião e escolha de todos, levamos a nossa vida da forma que queremos e cada um dá a sua vida o valor que ela merece! Podemos viver a nossa vida de forma livre( oque não significa sair matando, roubando, estuprando) ou omissa(deixando outras pessoas viverem a voda por nós), pensem nisso!

    ResponderExcluir
  21. *(deixando outras pessoas viverem a vida por nós)

    ResponderExcluir
  22. Brilhante, Lúcido e Corajoso texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Com um texto onde o titulo é
    "Ok, eu desisto: Deus existe..."
    fica óbvio desde a primeira linha o posicionamento tendencioso para afirmar uma visão própria, não me vale a pena comentar tais ponto, a não ser que, existe muitos pontos certos, porém, muitoooo outros totalmentes errados, mas se comentar seria assim como você, tendencioso.

    Gostaria muitoooo de ver pessoas ser "religião" lendo, comentando e indo a tais lugares (neste texto parece que o autor apenas leu texto no Google), sem o objetivo de defender sua opinião e sim com o desejo de conhecer um pouco mais deixando tal coisa te moldar.

    ResponderExcluir
  24. Ótimo texto e excelente pesquisa!!! E ainda vêm os links que vc usou para a pesquisa (tão diferentes dos religiosos, que se baseiam quase "apenasmente" no que falou o sacerdotes de suas seitas).

    Mas cara, de boa. Como ateu que sou, já desisti dos discursos inflamados para mostrar as incoerências dos sistemas religiosos no decorrer dos tempos. O sujeito religioso, via de regra, assemelha-se à mula com antolhos: precisa dos antolhos para seguir em frente; sem os antolhos, empaca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você expressou em pouquíssimas palavras o que eu gostaria de dizer!

      Excluir
  25. Quanto a parte da mulher, devido a esse sistema machista e protetor a mulher de fato se tornou um parasita do homem e por isso é demonizada é ou não é?
    E aliais elas tbm demonizam muito bem os homens e sem razão pelo fato de generalizar e escolher como exemplo os piores tipos de homem

    ResponderExcluir
  26. Pra que leu esse texto e se assustou acho melhor NÃO ler esse aqui de jeito nenhum.

    http://www.dc.golgota.org/estudos/plagio.html

    ResponderExcluir
  27. Estive lendo durante alguns dias este blog, ou melhor, esta matéria repleta de pesquisas e opiniões pessoais acerca do assunto. Li também os comentários. Este é um espaço dominado por ateus. Claro, não podia ser diferente. Religiosos, que por ventura venham visitar esta página, ou é por pura curiosidade, ou por procurarem entender como ainda é possível a idéia do ateísmo. Li , com bastante curiosidade um "bate-boca" entre um católico e o criador desta página. Devo dizer que o religioso foi ofendido primeiramente com os chamados comentários debochados sobre sua religião, por exemplo, eu também me senti ofendido ao se comparar, aqui, a Sagrada Família, inventada ou não ( deve-se respeitar o fato ) com a família hollywoodiana de pequenópolis. Comparar Santos ( pessoas que não deram apenas suas vidas defendendo sua fé, mas sim a entregaram por amor a causa humana ) com heróis de histórias em quadrinhos japoneses. Nada contra japoneses, mas não vejo nehuma semelhança razoável. Pra não me estender mais, sugiro uma mudança no seu modo de escrever. Troque o título ( é irônico ), dê ênfase apenas as suas opiniões e apresente suas pesquisas, mas não diga nada sobre a fé da grande, imensa, incalculável maioria dos humanos que amam a Deus ou veneram muitos deuses. Isso não é um bom negócio. Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Eu simplesmente adorei sua matéria, tem algumas coisas interessantes na revista Super Interessante (só não me lembro em qual edição foi), explicando que muitos outros homens foram sacrificados assim como Jesus, mas foi a dele que colo, seria interessante se vc ler, a semelhança entre as historias é muito grande. Já passei por muitas religiões, e não gostei de nenhuma, então aprendi a acreditar em mim e não ficar pedindo nada a ninguém e que quando a pessoa é boa ela é boa e pronto. Acredito também ser fraca essas pessoas que precisam de religião, pra saber o que é certo e errado, faz merda e diz que foi provação divina, colocando a culpa de tudo nos outros e assumir que é bom nada, na bíblia gosto apenas dos 10 mandamentos, que se seguirmos ou apenas tentarmos colocar em pratica alguns, eu aposto e ganho que muita coisa mudaria, a começar pelo AMAI AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
    Minha mãe é espiritualista, minha irmã budista e eu adeísta e meu filho quando crescer decidi no que vai acreditar.
    Obrigada pela matéria simplesmente esplendida!

    ResponderExcluir
  29. Você fez uma interpretação da bíblia equivocada levando tudo ao pé da letra,sem levar em conta os versículos que antecedem e procedem os que você citou.

    Estamos em outra época em que existe outras leis. Deus agiu justamente em cada caso do antigo testamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, claro! Então eu vou ali agir "justamente" e matar as pessoas que não acreditam em Deus, que são homossexuais... etc..

      Eu só espero que depois disso "Deus" me dê o "perdão eterno" e não me deixe "queimar no fogo do inferno".

      Excluir
  30. Você não crê, porque você não entende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário, nobre anônimo... a partir do momento em que entendi, descri. :P

      Excluir
    2. O que você entendeu? Que os crentes em Deus escolhem uma história da carochinha para seguir como religião? è um engano. Você não crê porque já escolheu a sua história: de que a vida é um acidente, e que a mesma por processos mecânicos de variação e seleção nos criou. Esta história é vazia não diz nada. Você não crê porque prefere ser um semi-deus temporal do que um ser menor sujeito à ele. Deus é a oportunidade de vida eterna, quanto à isso não existem paralelos. Deus é a resposta para a finitude do ser e do cosmos, dá sentido à vida, não meramente explica como ela se modifica, dá propósito. Um pouco de entendimento afasta o homem de Deus, um pouco mais de entendimento, aproxima. Respeite a racionalidade da crença em Deus

      Excluir
  31. Entender para crer? Ver para acreditar?
    descreu depois que entendeu?
    São absurdos indiscutíveis.
    Fé não se entende! Ciencia não se acredita!
    Quer entender? procure a ciência. Quer acreditar? procure Deus.
    Seu comentário, minhokka, foi infeliz.. Mostra o quanto você realmente não sabe do que está falando, relacionando suas pesquisas, que não são suas, obviamente, apenas compila dados de outros pesquisadores e dá tudo como verdadeiro porque voce acredita nelas.
    Os que tem fé, também se baseiam em pessoas que escreveram e viveram situações, e acreditam nelas.
    Acho que agora você tropeçou feio, minhokka.
    Nunca foi capaz de entender nem mesmo as suas pesquisas, apenas quer arrumar uma maneira de tripudiar sobre a fé das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em momento algum eu disse que as pesquisas eram de minha autoria.
      Mas, diferentemente de sua fé, elas podem ser provadas.

      Excluir
    2. Elas podem ser provadas, mas você provou antes de aceitar como verdadeiro? Ou você teve total fé nelas? Sem se questionar, nem por um segundo?

      Excluir
    3. Não é necessário deus para se acreditar. Por isso que as pessoas acreditam em deus(es), acho que você se confundiu um pouco.

      Excluir
  32. Olá Autor,
    Uma noção pueril de divindade, ao se deixar influenciar pelas mitologias religiosas, o Deus fica de fato ofuscado. Pois quando se discute a existência de Deus não se está falando de uma identidade ou de uma religião específica. Baseando a tentativa de refutar-lo através da ridicularização da mitologia humana criada em torno da ideia de um Deus Real. A ideia de Deus é simples: ente consciente transcendente ou imanente(a própria natureza). Em suma, o texto não fala sobre Deus.
    As figuras mitológicas que tentam retratar o Deus são: yahweh, brahma, Alá,... Nesta concepção os tres personagens se refeririam à mesma pessoa, um Ser não-criado, suportador da existencia e criador do cosmos. A crença neste Ser ainda não foi demonstrada falsa ou absurda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Autor cometeu alguns erros dentre os quais confundir o triteísmo (3 deuses ou 1+1+1=3) do triunitarismo ou trindade (1³=1), Ao comparar deuses hindús com o cristão. Misturou assuntos chegando a confundir Deus e Bíblia, por sinal não sabe nada de Bíblia. Os argumentos que tentam chamar as ideias cristãs de plágio não são de todo inválidos, até porque muitas coisas foram realmente sincretismo, O que não invalida suas ideias centrais. No fim das contas, ninguém pode provar que Deus existe ou que não existe. A pergunta que temos que responder a nós mesmos é se existimos por acaso como produtos temporários, ou se a vida surgiu de acordo com a intenção de Alguém.

      Excluir
  33. Li seu arquivo, em certa parte é interessante e outra confusa, mais na verdade percebi que você é uma pessoa pobre de conhecimento sobre o Deus verdadeiro, fico triste pela sua condições, na verdade você é o ignorante da história, mais faço um desafio ore a cada deus citados por você e veja qual lhe responde o que responder esse é deus, na verdade os citados só ha um Deus verdadeiro e é o dos cristãos o resto é baboseiras.

    ResponderExcluir
  34. Eu me considero ateu e respeito as crenças de cada um. Não falo muito sobre religião pois é um assunto que sempre gera polêmica, pois é mais fácil você explicar sobre assuntos mais complexos como no artigo acima com um macaco, do que com um religioso (principalmente os mais fanáticos). Eu cresci no catolicismo, não satisfeito em não encontrar as respostas pro motivo de nossa existência eu procurei outras religiões protestantes. E deu na mesma, nada de obter respostas que não fossem "porque deus quis assim", "porque deus isso, deus aquilo"... Enfim. A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi passar um bom tempo na universidade, estudando. Você é instigado a sempre buscar conhecimento e tentar entender a realidade a sua volta. E o que eu via nas religiões são pessoas sendo adestradas como animais para seguirem mandamentos, regras, evangelhos... Que dizem ser "a palavra de deus", sendo que deveria ser " a palavra de deus" segundo os homens, pois foi escrito por homens. Da mesma forma, deuses, crenças, folclores, etc... Tudo criação do homem. As religiões foram criadas para controlar e manipular pessoas em conjunto com o poder regente. O homem sempre teve a necessidade de ter um motivo para suprir esse medo de descobrir a verdade das coisas e da vida. A criação dos "deuses" e das "religiões" suprem de forma negligente essa necessidade. Eu respeito a crença de cada um, como eu disse cada um tem o direito de crer no que lhe convém, da mesma forma que os ateus tem direito de não crer em deidades, etc. Só sei que a verdade de tudo ainda não foi revelada à humanidade porque as pessoas ainda não estão preparadas para lidar com ela. Quando isso ocorrer eu creio que nao estarei mais aqui mas seria reconfortante ver milênios e milênios de manipulação e mentiras cair por terra. Infelizmente as pessoas vão levar muito tempo ainda pra se livrar das rédias, dos arreios e do medo de lidar com a verdade. Vai levar muito tempo pras pessoas aprenderem que não estamos aqui hoje por causa de um deus ou vários outros. É algo além da compreensão humana, mas não da ciência.
    Em suma, parabenizo pelo ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  35. Bom não gostei muito do seu texto por dizer coisas que poderiam abalar a minha fé mas não conseguiu.
    O que eu achei mais incrível nessa postagem é a quantidade de informações que uma criança como eu poderia pesquisar no google eu entendo você ser ateu por não existirem provas suficientes para você e para outras pessoas sobre a existência de Deus e é claro as várias brechas que foram encontradas em todas essas religiões que me foram apresentadas e as que eu conhecia e é claro que a sua "religião"(foi por não conhecer um outro nome para o ateísmo) também possui brechas pois as que eu e grande parte da população conhecem são as mais clichês existentes como de onde veio o que ocasionou o big bang entre outras que não me lembro como nos foi dado o livre arbítrio respeito como respeito todas as pessoas sua opção e como você disse no começo você aceita que pode estar errado boa sorte para encontrar a resposta para sua existência e que a que você aceite seja Deus .
    Desculpe por qualquer erro de concordância ou gramatical tenho 13 anos e não sei escrever muito bem.

    ResponderExcluir
  36. sem duvida alguma um excelente texto,parabêns MiNhoKKa , é bom saber que existem pessoas que tem a coragem de pelo menos tentar abrir a mente dos ignorantes, isso me da a esperança de que no futuro a raça humana encontre a evolução da mente, e se livre de vez dessa maldição que é a religião.

    ResponderExcluir
  37. faço minha as suas palavras.

    ResponderExcluir
  38. Acho que devo parar um pouco, de criticar o bondoso "deus"!

    Mas...........

    .....Esse "DEUS" que salva é o mesmo que mandava rasgar as barrigas de mulheres gravidas, o mesmo que entregava as virgem dos inimigos para seus soldados estuprarem!

    Esse "bondoso" "Deus" que condenou milhoes de pessoas quando elas nem haviam nascido!

    Esse "bondoso" "Deus" é o mesmo que mandava matar quem trabalhasse nos sabados!

    Esse "bondoso" "Deus" é o mesmo que confundia seus sacerdotes só para aniquila-los!

    Esse "bondoso" "Deus" é o mesmo que vai condenar ao tormento eterno bilhoes de pessoas por cometerem pecados temporais!

    Esse "bondoso" "Deus", é o mesmo que se enviou a terra sacrificar-se em seu nome para slavar os humanos da sua propria íra!

    Agora eu entendo porque o "SATAN" nem é muito citado no VT!
    Com esse bondoso "Deus" o "Satanás" não é nem nescessario!

    ResponderExcluir
  39. 1755, manhã de 1º de novembro, Lisboa, dia de todos os santos. As pessoas estavam rezando, nas igrejas. Então algo aconteceu. A terra começou a tremer, um terremoto de quase 9 graus na escala Richter assolou Lisboa. As pessoas que estavam nas igrejas, quase todas foram mortas, tendo em vista que as maiores construções eram as igrejas. Em seguida veio um maremoto (tsunami) que varreu Lisboa. 90 mil pessoas morreram, Lisboa praticamente destruída. Vem aí a pergunta: por quê as pessoas que estavam nas igrejas rezando não foram salvas? Em princípio você reza por proteção da sua vida, de seus filhos e parentes. No entanto com o terremoto 90 mil pessoas perderam a vida. deus não gostava deles? não eram filhos de deus? deus estava ocupado (mas não é onisciente e onipotente?)? deus não ficou sabendo a tempo? deus quis assim (resposta vaga mais usualmente usada por religiosos quando não conseguem explicar com seus outros argumentos igualmente vagos algo que acontece).
    Mostrar menos

    ResponderExcluir
  40. Por quê você precisa de deus? por quê os religiosos acham que existe um buraco na vida de quem não crê em deus? Uma pessoa trabalha, respeita as leis, procura ter bons hábitos e respeitar seu semelhante. Onde deus entrou nisso tudo??? ahhhh, os religiosos alegariam que quem não tem deus no coração não tem moral...como???? os países nórdicos são os países onde as pessoas se respeitam mais, que tem os maiores IDH do mundo. Lá 75% da população diz que não tem necessidade de religião. No entanto, os países mais "religiosos" são onde tem mais miséria e pobreza. Ahhh, quando estou doente rezo para deus....ahhh tá certo, mas aí você vai em um hospital e toma remédio receitado por um médico....o quê curou você, a reza para teu deus ou o remédio do médico, desenvolvido por cientistas?
    Acordem desse devaneio...ou acha que a tua religião e´a única certa e todos outros estão errados? um tanto arrogante esse pensamento, não?

    ResponderExcluir
  41. Sou ateia, e na maiorias das vezes evito falar sobre isso, para não ter que aturar as perguntas mais idiotas do mundo. Eu simplesmente não acredito em deus , não sou cruel ou intolerante. As vezes as pessoas e perguntam coisas, que nem a ciência nem a religião responderam. É como se eu tivesse a obrigação de saber tudo, como se tivesse que provar o tempo todo o porque de não acreditar. É realmente cansativo.
    Se uma pessoa quer acreditar em Papai Noel fada ou seja lá o que for, desde que não prejudique ninguém além dela mesma, não tem que prestar esclarecimentos a sociedade, assim como aqueles que não acreditam.

    ResponderExcluir
  42. Mais que bosta de material este cara pois nesta merda. Já ouviu falar que não se deve mexer na bosta para que ela não solte seus odores???? Então... Neste artigo um merda tocou uma bosta, na qual exalou um odor repugnante kkkkkk E de novo... que bostaaaaaa!!!

    Coloquei como anonimo pois não quero ouvir este cara chorando como os crentes quando damos nossa opinião.

    mais uma vez: bbbooossstttaa

    ResponderExcluir
  43. I am beseeching the owner of this web page to visit www.thephidianway.com and let me know what they think of it. It is The Phidian Way. I believe we can merge our thoughts and abilities to make this as one system. I see this as an Atheist site but I would like for you to visit www.thephidianway.com and see what it is about. I see a lot of your material as fruitful as I have these same thoughts but I am given to focusing it on a business. Overall, I see what you are saying and it is true. BUT PLEASE VISIT WWW.THEPHIDIANWAY.COM and email me at info@thephidianway.com and let me know what you think. I think we can pool our thoughts together to make something out of this. PLEASE TRY. I will keep this web site as a favorite to visit. Thanks.

    ResponderExcluir
  44. Owner of this site, PLEASE VISIT www.thephidianway.com. Email me at info@thephidianway.com. Let me know what you think of it. Our sites have a lot in common and I would like to know what is your goal for your site.

    ResponderExcluir
  45. Owner of this site, PLEASE VISIT www.thephidianway.com. Email me at info@thephidianway.com. Let me know what you think of it. Our sites have a lot in common and I would like to know what is your goal for your site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm sorry, but I do not think our thoughts are in sync.
      You talk a lot about "energy" and prayers on their website ... none of it has space on my blog.

      (Forgive me for english, I'm using Google translator)

      Excluir
  46. EXISTEM MUITOS deuses E A bíblia DEIXA CLARO ISSI. MAS, O ÚNICO E VERDADEIRO NÃO ESTÁ NAS IMAGENS DA IMAGINAÇÃO HUMANA, PORQUE É ESPÍRITO E VERDADE: E, ESTÁ ESCRITO EM: 1º JOÃO 5.20. É PEGAR, CRER E TER UMA EXPERIENCIA COM ELE ( TU MESMO ) E, ninguém, mais, TEMOS QUE PROVÁ-LO POR NÓS MESMOS, PELO ARREPENDIMENTO E A FÉ !!! Depois O compreenderemos como ELE É; DEUS ÚNICO E SANTO CRIADOR E PAI BOM E JUSTO !!! Não se esqueça: LEIA E CREIA: 1º JOÃO 5.20 (BÍBLIA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tal experiência que vc tá falando se chama esquizofrenia e isso tem tratamento...

      Excluir