sexta-feira, 8 de julho de 2011

Itajaí é Evangélica ???

Já faz alguns anos que atravesso a Avenida Nilo Simas, no bairro Cidade Nova aqui em Itajaí (sentido Adolpho Konder / Contorno Sul), para ir de minha casa até o centro da cidade, e sempre reparei que havia uma grande concentração de templos religiosos naquela via, "construídos" entre terrenos baldios e paupérrimos casebres de madeira.
O bairro Cidade Nova é um dos mais carentes da cidade, fruto de ocupação irregular e desordenada, e é um constante sofredor de mazelas quando a natureza resolve reclamar seu lugar de direito. Às margens do rio Itajaí-Mirim, se torna vítima fácil quando este recebe grande fluxo de água pluvial (coisa mais do que comum por aqui).

Pois dia desses muni-me de papel, caneta e câmera fotográfica e fui conferir exatamente quantas eram – e a quais correntes religiosas essas igrejinhas pertenciam. Zerei o hodômetro do carro e iniciei a jornada.

Roteiro completo da avenida Nilo Simas, no bairro Cidade Nova
(Promorar II), em Itajaí. Clique para ampliar e ver a localização
da escola e das igrejas. (clique também porque deu um trabalhão
do cacete pra fazer isso!)

Até aproximadamente 0,6km não há nada. NADA mesmo, só mato de ambos os lados, com alguns cavalos aqui e acolá. Após isso, à esquerda, eis que vejo... uma escola! Será que minha teoria cairia por terra? A primeira coisa que vejo em minha pesquisa sobre igrejas... é uma escola! Então ainda há esperança! Ótimo!

Ótimo? Bem...


A escola em questão é o CAIC C.E. Prof. Cacildo Romagnani, colégio público (dá pra perceber, né?) administrado pelo município. A foto mostra sua entrada (não sei se é a principal) com bastante lixo, entulho e mato.
Mas tá bom, vai... vamos dar um desconto. Mesmo sendo desse naipe, ainda é uma escola, educadora de crianças e formadora de cidadãos críticos. Melhor que nada. Além do mais, tem também a vantagem de não ser escola religiosa. Isto é BASTANTE importante!

Dirigindo mais 180m, há um cruzamento com a rua Emanoel José Rebello. Logo depois, à esquerda temos a Casa de Oração Cristo na Terra, de orientação evangélica e, à direita, a Capela São Lourenço, a única cristã católica encontrada.



Em quase todas elas, dá pra ver que cuidado com a aparência não é uma grande preocupação. "Deus não quer os bonitos", diriam alguns mais exaltados, Bom, quando completo 0,8km do trajeto da via, vejo à esquerda a Comunidade Evangélica Shalom.


Além do desapego com a imagem percebe-se também, vendo essas construções precárias com alvenaria avariada e MUITA madeira, que seus administradores não têm preocupação alguma com segurança. Olhe as fotos... fico me perguntando se há aval do corpo de bombeiros da cidade para seu funcionamento. Uma fagulhinha nessa madeira toda e tudo se incendeia!
Mais 300m e temos, à direita na rua Euclydes Adão Peixer, o Templo Evangélico Deus é Fiel. Interessante é que, imediatamente atrás dele existe ainda outro templo, a Igreja Pentecostal Templo da Fé, que se resume ao que parece ser nada mais que uma garagem com porta pantográfica. Duas igrejas (creio eu que da mesma orientação religiosa) grudadas... como será que os fiéis escolhem? Pela aparência? Fazendo uni-duni-tê?




Mais 130m e encontro a Igreja Missionária da Vitória, à primeira vista, uma casa residencial de estrutura bastante simples transformada em local de reunião.


Completando 1,4km há a Igreja Internacional da Graça de Deus, na pequena rua Manoel Cardoso, transversal à principal.


Prosseguindo por mais 250m há, à direita, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, na esquina com a  rua Juarez José Mendes. De todas, é a única protestante e "profissional", o que se percebe pela própria estrutura: de alvenaria, pintada e limpa. A única realmente bonita.


Algo que não pude deixar de perceber é que nenhuma dessas igrejas está em uma construção projetada especificamente para este fim. Metade delas são obviamente salas comerciais alugadas, outras tantas parecem ser casas e, de certeza, só a Adventista mostrada acima foi, de fato, planejada desde o começo para ser uma igreja. Ou seja, não precisa ser bonito, espaçoso e nem mesmo seguro. Qualquer lugar serve para abrir uma igrejinha.

Nem dá tempo de registrar direito, porque, menos de 90m depois dá pra ver, à esquerda, a Igreja Evangélica Pentecostal Ministro da Nova Aliança. Outra casinha aos pandarecos transformada em local de culto.



Sem sair do lugar e olhando para a direita, próxima do ponto onde a rua João Ascendino Lamin se encontra com nossa avenida Nilo Simas, encontramos a Assembleia de Deus dos Primogênitos. Deve ser uma igreja que só aceita os filhos mais velhos – provavelmente por ser os que já trabalham e podem "contribuir".


Ou talvez uma igreja de adoradores dos filhos mais velhos dos egípcios que Deus aniquilou no Êxodo, vai saber... seja como for, sua aparência é horrorosa, sequer há reboco nas paredes e, à sua frente, há um "gramado", que mais parece os Pântanos Mortos (fãs de O Senhor dos Anéis saberão a que me refiro), perfeitos para uma legião de mosquitas felizes da vida depositar todos os seus ovinhos.

A coisa só acaba porque, logo adiante, vem o rio! Essa parte da avenida é nova, foi inaugurada em dezembro de 2005 para ligar os bairros São Vicente e Carvalho através da Cidade Nova. Mas eu não duvido nada que logo logo alguém inventa uma igreja flutuante pra colocar ali. Tô até imaginando um nome: Igreja de Adoração ao Milagre de Andar sobre a Água...

E não pense que esse nome imbecil seria exceção à regra não – muito pelo contrário! A falta de inteligência dos que fundam igrejas nesse país é tamanha que só mesmo tendo muita imaginação (e cara de pau) pra criar as aberrações que vemos por aí. Confira a reprodução de uma reportagem da Folha à respeito (clique AQUI se for assinante UOL / Folha ou AQUI para uma cópia da íntegra). Tem Igrejas Marilyn Monroe, Automotiva, Florzinha de Jesus, Cuspe de Cristo, Cobrinha de Moisés... até Igreja Evangélica Muçulmana!

Viu o link acima? Ficou empolgado e quer abrir sua própria igrejinha para pegar dinheiro dos estúpidos adorar a Deus? Não perca tempo, clique AQUI! É uma empresa de consultoria lá de São Paulo, especializada em abrir e regularizar igrejas.

A coisa ficou profissional, rapaz! Tá pensando o quê... Deus acompanha o progresso como todo mundo, oras! Eu mesmo estou pensando em abrir uma, seria a Igreja Darwiniana da Verdade Evolutiva... não ficou legal!?

Enfim, saldo da brincadeirinha: num dos bairros mais pobres e carentes de Itajaí, temos UMA escola (pública, caindo aos pedações) e nada menos que DEZ igrejas. Simplesmente não há como um país progredir desse jeito, com educação lixo e obscurantismo religioso para todo lado que se vire a cara.
E de fato NÃO ESTÁ progredindo. Basta ver a quantidade e principalmente, a qualidade das novas leis que estão sendo formuladas (e inacreditavelmente aprovadas) por deputados (a graaaande maioria) evangélicos. Listei algumas aqui embaixo – bem como também algumas vantagens que parece que só eles têm.


Mês passado eles conseguiram reunir a maior concentração de descerebrados do país na tal Marcha de Jesus, onde puderam destilar todo seu veneno contra ateus, homossexuais, outras religiões e pessoas inteligentes além de deixarem uma imundície nas ruas. Sua intenção foi bastante clara: mostrar, para os mandatários da nação, quantos votos eles controlam e seu poder de mobilização. O Brasil está aos poucos se tornando uma teocracia cristã pentecostalista (ou neopentecostalista, ou deuteropentecostalista, ou o qualquermerdapentecostalista) a olhos vistos, os evangélicos não fazem nenhuma questão de esconder. Já estão infiltrados nas mais diversas instâncias de comando e nas forças de segurança do país (polícias, prefeituras, assembleias legislativas, câmaras, senado e congresso) mudando a legislação com aquelas propostas ridículas que listei acima para permitir que as igrejas evangélicas se alastrem como ratos pelo território nacional. Lutam contra, por exemplo, a liberdade em todas as suas frentes  (religiosa, sexual, cultural, opinativa) e a desesperadora necessidade do aborto da qual o Brasil carece. Para nossa cultura popular será um desastre. E ninguém parece se importar muito.

Mas por mais paradoxal que possa parecer, vejo com bons olhos essa expansão do cristianismo no Brasil, ainda mais sob as bandeiras católica e evangélica. Sufocando outras religiões, anulando o pensamento livre e controlando mentes desprivilegiadas (que infelizmente são dezenas de milhões nesse país) logo vão provocar alguma coisa tão grande e absurda (vide o nacional-socialismo alemão) que algo terá de ser feito. É aguardar pra ver.

9 comentários:

  1. To impresionada com a sua dedicacao em fazer esse post! Mas eh sabido que onde mais existe miseria no mundo mais proliferam as chamadas Igrejas. Seu tio Joao jah dizia isso quando eu ainda tinha 12 anos e perguntava (naquela epoca, veja soh) o porque de tantas igrejinhas diferentes em lugares miseraveis. Enquanto formos miseraveis e populosos, as chances de vermos um bairro soh de Igrejinhas que se tornarao cada vez maiores e mais bem estruturadas vai aumentar.

    ResponderExcluir
  2. Ah... Gustavo, nao me apavora!!!! Tempos atrás eu estava pensando sobre as ditaduras teocráticas e como aos poucos (aos poucos????) elas estao retornando. Parece que meus mais obsucuros e negros pesadelos estao mesmo se tornando realidade! Já percebi que a humanidade caminha em círculos e nao para frente, como alguns acreditam. Desenvolvimento tecnológico e econômico NAO significa necessáriamente desenvolvimento social ou humano. Vivo na Alemanha há dois anos e dias atrás vi uma notícia em um jornal alemao de que o governo daqui está preocupado com o aumento de jovens muculmanos fundamentalistas. Teve até um grupo de fanánicos exigindo (olha a prepotência) o direito de aplicar (dentro de sua comunidade) a Sharia acima das leis alemas! Se esse país um dia se fez grande, foi por que se livrou do clero! Enquanto o Brasil (ou qualquer outra nacao que tenha um mínimo interesse em manter a dignidade de seus habitantes) viver à sombra das religioes, JAMAIS veremos o desenvolvimento humano e social. Pior: talvez viveremos novamente os tempos nefastos da "santíssima" inquisicao.

    Fran
    (Alemanha)

    ResponderExcluir
  3. Provérbios 4:19
    O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
    A palavra de Deus sempre foi questionada pelos seguidores de Satanás, embora a maioria não tenha consiencia dos seus atos.
    Desde a antiguidade os Cristãos foram perceguidos, e muitos no meio do caminho perceberam que estavam do lado errado.
    As mentes cauterizadas por Satanás sempre foram um desafio para os evangélicos.
    Nunca iremos recuar diante de injurias, pois o que vale é a palavra sem questionamentos.
    A verdade será revelada no grande arrebatamento, onde o tinhoso revelará a sua face, e os incrédulos serão picados pelos escorpiões oriundos das profundezas da terra e a dor será de morte, e o calor do Sol será tão intenço que as faces irão derreter e assim pagarão pelo mal durante meses de sofrimento e agonia.
    Deus tenha piedade da sua alma.

    ResponderExcluir
  4. Porra, já li aqui no blog a pesquisa sobre os ateus serem mais inteligentes. E aqui temos um exemplo claro: "Desde a antiguidade os Cristãos foram PERCEGUIDOS". E outra, para seguir Satanás eu teria que acreditar em Deus, certo? E naquela história de Lúcifer querendo o poder de Deus e blá, blá, blá... Bem, se Satanás for um cara fodão, que pensa por si próprio, questiona e critica aqueles que se acomodam e deixam a vida acontecer na vontade de um Deus criado para justificar as fraquezas humanas, então eu sigo 'mermo'!

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo do blog,embora concorde com algumas coisas postadas por vc ,discordo educadamente com alguns pontos,dentre eles: Achar que o crescimento evangélico no Brasil será algo ruim e desastroso.Pior seria se aumentasse o numero dos cachaceiros nos bares e a prostituíção não acha! Me senti ofendido qdo vc coloca tds os evangélicos numa panela só,qdo na verdade existem igrejas sérias e comprometidas com a melhoria do nosso país,conheça melhor a Igreja Adventista citada por vc na matéria como a única com predio bonito e bem planejado..agradecemos pelo elogio.Só para esclarecer a Igreja Adventista não é pentecostal,é uma igreja tradicional,um povo ordeiro,empenhados em atividades sociais,não participam de Marcha prá Jesus e nem de política. Temos uma gigantesca rede de escolas no mundo inteiro com o objetivo de preparar melhor as pessoas respeitando suas diferenças sejam quais forem.Valorizamos muito o saber e apoiamos o crescimento academico dos membros,inclusive sou médico num dos hospitais da igreja. Não achei nada educado da sua parte usar termos depreciativos qdo se refere a nós tipo: " descerebrados,ratos etc.Não generalize meu irmao,o ser humano precisa respeitar o livre arbítrio das pessoas embora não concorde! Concordo com vc qdo diz que muitas igrejas são mal estruturadas,funcionando em condições precárias sem segurança e conforto.Mas isso não me dá o direito de sair fazendo chacota e piadinhas com a fé alheia! Resumindo,existem igrejas sérias sim,contribuindo para o bom desenvolvimento do nosso país..pesquise um pouco se puder sobre a ADRA,Projeto Vida por Vidas, Missão Calebe e conheça um pouco do que a Igreja Adventista faz nesse querido País,sem divulgar na imprensa e nem se promover perante a sociedade.Ser cristão não é sinônimo de burrice,alienação,mente fraca e desrespeito com quem pensa diferente,ser cristão na essencia da Palavra é espalhar o amor ,a união, a liberdade de pensamento,é buscar ser um pouquinho parecido com Cristo nas ações e palavras.Vamos aprender juntos meu querido e tratar as pessoas com mais respeito,afinal no fundo somos todos irmãos filhos do mesmo Pai. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. kkkkk tem gente rovoltada com sua propria pobreza, ao invez de ficar tirando foto de igreja, casas, escolas caindo aos pedaços pq nao foi inventar algo q te de dinheiro e te tire da pobreza kkkk

    com certeza morario em um bairro bem melhorzinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se você soubesse ler satisfatoriamente perceberia que, logo na primeira frase, escrevi que PASSO pelo bairro em questão, não moro nele.

      Excluir
  7. é verdade aqui perto de onde estou a escrever esse comentário, te digo a 5 igrejas evangélicas... esse brasil no futuro te profetizo haverá um terrível combate entre fé contra fé é outros nem tanto com fé...

    ResponderExcluir
  8. Poderiam abrir mais padarias e aumentar a concorrência vendendo sonhos de verdade.

    ResponderExcluir